Tratamento Térmico

Tratamento Térmico

Tratamento térmico é um processo que contém um conjunto de operações de aquecimento e resfriamento onde são submetidos os aços, sob condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento, com o objetivo de alterar as suas propriedades mecânicas de acordo com as necessidades de aplicação.

Tratamento Térmico em Parafusos, porcas e arruelas

O tratamento térmico de parafusos é normalmente associado com o aumento da resistência do material, mas também pode ser usado para melhorar a usinabilidade, a conformabilidade e restaurar a ductilidade depois de uma operação a frio. Logo, o tratamento térmico é uma operação que pode auxiliar outros processos de manufatura e/ou melhorar o desempenho de produtos, aumentando sua resistência ou alterando outras características desejáveis.

Executamos serviços de Têmpera, Revenimento e Austêmpera

Têmpera e Revenimento: Este tratamento resulta em modificações na estrutura do aço, que leva a um aumento da dureza, resistência ao desgaste e resistência à tração após o revenimento.

Austêmpera: Tratamento isotérmico especial utilizado para materiais que não podem sofrer alterações dimensionais e necessitam de efeito mola. O processo consiste em aquecer o material até a sua temperatura de austenitização, seguido de um resfriamento rápido em banho de sal fundido até a faixa de formação de bainita, é necessário permanência nessa temperatura até completa transformação. Indicado para peças que necessitam de alta tenacidade – efeito mola.

Ver Todos
Fale Conosco