Tratamento Térmico
Tratamento térmico é um processo que contém um conjunto de operações de aquecimento e resfriamento onde são submetidos os aços, sob condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento, com o objetivo de alterar as suas propriedades mecânicas de acordo com as necessidades de aplicação.
Tratamento térmico em fixadores em geral
O tratamento térmico de parafusos é normalmente associado com o aumento da resistência do material, mas também pode ser usado para melhorar a usinabilidade, a conformabilidade e restaurar a ductilidade depois de uma operação a frio. Logo, o tratamento térmico é uma operação que pode auxiliar outros processos de manufatura e/ou melhorar o desempenho de produtos, aumentando sua resistência ou alterando outras características desejáveis.
Têmpera e Revenimento
Comercialmente conhecido como beneficiamento, o processo de têmpera garante um ganho significativo na dureza do aço com a formação da fase martensita. Este tratamento usa o choque térmico como parte do processo. Como exige muito do material, ele possui a característica de separar a parte de boa e má qualidade. Normalmente, após o processo de têmpera, é executado um revenimento que serve para ajustar a dureza para as propriedades desejadas.
O revenimento é um tratamento térmico que tem como objetivo reduzir a fragilidade imposta ao material em decorrência do resfriamento abrupto da têmpera e tensões decorrentes da transformação martensítica. Consiste no aquecimento do material temperado até uma determinada temperatura, permanendo nessa temperatura por um período definido. Em seguida, realiza-se seu resfriamento que em geral é feito ao ar, mas pode ocorrer na água em casos específicos. O revenimento em banhos de sais tem sido em diversas ocasiões preferido em função da ótima homogeneidade de temperaturas que proporciona.
Austêmpera
Tratamento isotérmico especial utilizado para materiais que não podem sofrer alterações dimensionais e necessitam de efeito mola. O processo consiste em aquecer o material até sua temperatura de austenitização, seguido de um resfriamento rápido em banho de sal fundido até uma faixa de formação da bainita. É necessário permanência nessa temperatura até completa transformação. Utiliza-se para peça que necessitam de alta tenacidade (efeito mola). A aplicação pode ser feita em aços, molas, grampos, anéis elásticos, peças estampadas em geral.
Austêmpera em ADI
A austêmper em ADI a é um tratamento isotérmico utilizado quando se objetiva tenacidade, ductilidade e resistência mecânica, propriedades decorrentes da estrutura bainítica. Consiste de um aquecimento para completa austenitização, e resfriamento posterior realizado em duas etapas, sendo a primeira usualmente em banho de sal até a temperatura de transformação isotérmica da austenita em bainita, seguida de um resfriamento posterior ao ar. A temperatura de transformação isotérmica a ser utilizada depende da composição química do aço empregado e da dureza final desejada, e o tempo nessa temperatura deve ser suficiente para garantir uma completa transformação bainítica. A escolha do sal de austêmpera mais apropriado depende normalmente da menor temperatura necessária para o banho de resfriamento.