Austêmpera
O tratamento de Austêmpera é a solução ideal para materiais que exigem alta tenacidade e estabilidade dimensional. Por meio de um resfriamento controlado em banho de sal, o processo garante um efeito mola superior, sem as distorções comuns de outros tratamentos térmicos. Perfeito para peças de alta responsabilidade como molas, grampos, anéis elásticos e componentes estampados em geral, a austêmpera oferece a resistência e a flexibilidade ideais para a sua aplicação.
Austêmpera
Tratamento isotérmico especial utilizado para materiais que não podem sofrer alterações dimensionais e necessitam de efeito mola. O processo consiste em aquecer o material até sua temperatura de austenitização, seguido de um resfriamento rápido em banho de sal fundido até uma faixa de formação da bainita. É necessário permanência nessa temperatura até completa transformação. Utiliza-se para peça que necessitam de alta tenacidade (efeito mola). A aplicação pode ser feita em aços, molas, grampos, anéis elásticos, peças estampadas em geral.

Têmpera e Revenimento
Comercialmente conhecido como beneficiamento, o processo de têmpera garante um ganho significativo na dureza do aço com a formação da fase martensita. Este tratamento usa o choque térmico como parte do processo. Como exige muito do material, ele possui a característica de separar a parte de boa e má qualidade. Normalmente, após o processo de têmpera, é executado um revenimento que serve para ajustar a dureza para as propriedades desejadas.
O revenimento é um tratamento térmico que tem como objetivo reduzir a fragilidade imposta ao material em decorrência do resfriamento abrupto da têmpera e tensões decorrentes da transformação martensítica. Consiste no aquecimento do material temperado até uma determinada temperatura, permanecendo nessa temperatura por um período definido.
Cementação a Gás
A cementação a gás é um processo industrial aplicado em peças com baixo teor de carbono, com o objetivo de endurecer a superfície da peça e aumentar a resistência ao desgaste. O processo consiste na introdução de gases carbonáceos na superfície da peça, e após deve ser revenido para obter as propriedades necessárias. Sua aplicação é muito utilizada na indústria de usinagem, automotiva e aeronaútica, é comum aplicar em peças como engrenagens, eixos, ferramentaria etc.
Confira nosso Processo de Cementação a Gás
Tratamento térmico em fixadores em geral
O tratamento térmico de parafusos é normalmente associado com o aumento da resistência do material, mas também pode ser usado para melhorar a usinabilidade, a conformabilidade e restaurar a ductilidade depois de uma operação a frio. Logo, o tratamento térmico é uma operação que pode auxiliar outros processos de manufatura e/ou melhorar o desempenho de produtos, aumentando sua resistência ou alterando outras características desejáveis.